Cultura
O Brasil é um país de muitas misturas. Essa miscigenação de cores, raças, batuques e temperos está à espera de novos exploradores que desejem conhecer a verdadeira essência de um povo forte, alegre e hospitaleiro.
[NEGRITO]Brasil, a mistura de temperos que faltava em sua vida[/NEGRITO]
O Brasil é um país de muitas misturas. Essa miscigenação de cores, raças, batuques e temperos está à espera de novos exploradores que desejem conhecer a verdadeira essência de um povo forte, alegre e hospitaleiro.
[NEGRITO]Onde ir[/NEGRITO]
[SUBLINHADO][NEGRITO]Olinda (PE)[/NEGRITO][/SUBLINHADO]
No entanto, em 1630, foi invadida por holandeses. Depois de a incendiarem, a abandonaram e se mudaram para Recife, na época apenas um atracadouro. Somente com a expulsão dos invasores, em 1654, a vila começou a ser reconstruída. Desse tempo, muito se preservou: parte do traçado urbano original, antigas igrejas barrocas e o casario. Juntos, eles formam um importante conjunto arquitetônico, e fazem de Olinda Patrimônio Cultural da Humanidade.
Também são o cenário para um dos carnavais mais autênticos do município, nas brincadeiras de rua, na música e na dança. É muito gratificante sair pelas ruas da cidade e admirar as paisagens que mesclam o azul do mar, o verde da vegetação e a beleza das construções históricas. É um lugar prazeroso também para quem aprecia bons restaurantes, artesanato autêntico e ateliês de arte.
[NEGRITO]Clima [/NEGRITO]
Quente e úmido com temperatura média anual de 27° C Eventos
[NEGRITO]Distâncias[/NEGRITO]
Recife: 7 km
Maceió (Estado de Alagoas): 280 km
Brasília: 2230 km
Rio de Janeiro: 2360 km
São Paulo: 2650 km
[NEGRITO]Via aérea[/NEGRITO]
O aeroporto internacional de Recife fica a apenas a 7 km de Olinda, o acesso é feito pelas largas avenidas que unem as duas cidades. Há ônibus urbanos que fazem o trajeto durante todo o dia.
[NEGRITO]Via rodoviária[/NEGRITO]
Principais rodovias de acesso:
- A partir do Rio de Janeiro: BR-116/ BR-101
- A partir de São Paulo: BR-116/BR-101
- A partir de Brasília: BR-020/BR-116/BR-101
- A partir de Maceió (Estado de Alagoas): BR-101 Serviços
[NEGRITO]Informações turísticas[/NEGRITO]
Tel: +55 (81) 3439-9434 (a Prefeitura dispõe de serviço gratuito de guias turísticos)
[NEGRITO]Aeroporto Internacional dos Guararapes em Recife[/NEGRITO]
Tel: +55 (81) 3464 4188
[NEGRITO]Rodoviária[/NEGRITO]
Tel: +55 (81) 3452-1999/3452-1103
[NEGRITO]Hospital Santa Casa[/NEGRITO]
Tel: +55 (81) 3281 6112
[NEGRITO]Agências Bancárias[/NEGRITO]
A cidade tem agências dos principais bancos. A maioria dos estabelecimentos aceita cartões de crédito.
[NEGRITO]O que Olinda tem[/NEGRITO]
[NEGRITO]Igrejas[/NEGRITO]
Olinda abriga igrejas ricas em ornamentos e talhas e também singelas capelas. A maioria foi construída nos séculos XVI e XVII e exibe arquitetura e imagens barrocas. Algumas merecem destaque, como o Mosteiro de São Bento, com altar folheado a ouro, e o Convento de São Francisco, que integra um conjunto de templos. A Sé, em local com vista privilegiada, é a mais antiga da cidade e uma das primeiras a serem construídas no Brasil.
[NEGRITO]Ateliês[/NEGRITO]
Artistas plásticos instalaram seus ateliês por todos os cantos da cidade. Os visitantes são bem-vindos. Podem entrar e apreciar as obras de pintura, escultura e cerâmica.
[NEGRITO]Museu de Arte Sacra [/NEGRITO]
O prédio abriga a rica arte religiosa do Estado de Pernambuco. Construído antes da chegada do primeiro bispo, em 1676, foi reconstruído no século XIX. O Palácio possui, ainda, dois torrões primitivos, e as doze janelas do pavimento superior, construído depois, com balcões de madeira, ao estilo do século XVIII. O acervo fixo partiu de peças cedidas pela Arquidiocese de Olinda e Recife, sendo, posteriormente, enriquecido. Hoje, reúne peças religiosas do século XVI ao atual, incluindo importantes exemplares de arte popular contemporânea. O museu desenvolve, atualmente, uma programação movimentada, com cursos, palestras e mostras que acompanham o ciclo litúrgico e o calendário religioso. No térreo, estão expostos painéis fotográficos que documentam a história, evolução e paisagem de Olinda.
[NEGRITO]Praia do Bairro Novo[/NEGRITO]
Com 2,7 km de extensão, a bela e agitada praia do Bairro Novo é a mais visitada pelos turistas e com a melhor estrutura. Olinda possui apenas 11 km de litoral, distribuídos em sete praias, algumas das quais inacessíveis para banho de mar em virtude da topografia das áreas, mas extremamente convidativas ao lazer contemplativo.
[NEGRITO]Rua do Amparo[/NEGRITO]
Com restaurantes, pousadas, museus e ateliês, é o pólo cultural no setor histórico da cidade.
Leia mais sobre Olinda e sobre Turismo nos sites da [LINK:http://www.olinda.pe.gov.br/portal/guia_turistico.php]Prefeitura Municipal de Olinda[/LINK], em [LINK:http://www.olindavirtual.net]Olinda Virtual[/LINK], [LINK:http://www.turismo.gov.br]Ministério do Turismo[/LINK] e do [LINK:http://www.brasil.gov.br/governo_federal/Plan_prog_proj/edittur/regional/oprograma/regional2]Governo Federal[/LINK].
[ITALICO]O conteúdo deste site é fictício e foi produzido a partir de informações, arquivos de áudio e de vídeo e imagens de domínio público dos sites do Governo Federal (www.brasil.gov.br), da Agência Brasil (www.agenciabrasil.gov.br), Stock Xchng (www.sxc.hu) e da Wikipédia (pt.wikipedia.org).
[/ITALICO]
Comentários