Aspectos diversos e evolução histórica de Paineiras.
Grande parte das terras e pastagens naturaismineiras foram ocupadas durante o ciclo das minerações. A partir de 1738, sesmarias começaram a ser distribuídas e com o passar do tempo tornaram-se fazendas. José de Faria Pereira e Joaquim de Oliveira receberam sesmarias que mais tarde transformaram-se nas fazendas da Barra e da Serra, respectivamente. Entre as duas surge então o povoado de Paineiras fazendo parte do município de Abaeté.
Originou-se com a construção de uma capela por Antônio Pinto da Fonseca, Hipólito Rosa e José Correia do Prado, nas terras deste último e de Firmino Lourenço, onde se reunia para rezar e fazer festas, principalmente homenageando São Sebastião, então padroeiro da localidade.
Perto da capela existiam algumas estalagens, local onde os boiadeiros combinavam de se encontrarem, pois era propício ao seu descanso, as paineiras ali existentes serviam de abrigo ao gado e cavalos, surgindo daí, mais tarde, o nome de PAINEIRAS.
A capela foi construída ao lado das paineiras, onde à sombra das mesmas o Padre Miguel de Freitas Vital, celebrou a primeira missa para os moradores da região.
A partir daí, surgiram os primeiros habitantes, dos quais podemos citar os Srs. Brás Lourenço, Firmino Lourenço, João Clemente, José Correia do Prado, Joaquim Francisco e Job. Feliciano.
Job Feliciano foi o primeiro comerciante de Paineiras. Construiu uma casa de taipa coberta com capim, onde passou a vender açúcar e querosene, mais tarde pinga e gêneros alimentícios. Estes produtos vinham de trem de ferro até a estação ferroviária de Pompéu, de onde chegavam o seu destino através de cavalos ou carro de boi, dependendo da quantidade do carregamento.
Os primeiros professores foram: Sr. Custódio Zica, Dª Inês, Dª Geni, Sr. José dos Santos, os quais eram pagos pelos pais dos alunos, para ensiná-los a ler textos objetivos, escrever o nome e fazer contas.
Nos casos de doenças eram usados remédios caseiros ou em casos mais graves, procuravam o Sr. Saint-Clair Ferreira, farmacêutico do povoado. Era muito frequente alguém morrer por falta de um atendimento mais apropriado.
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de PAINEIRAS, através do Decreto Estadual nº 148 de 17/12/1938, subordinado ao Município de Abaeté.
Após crescimento e desenvolvimento, é elevado à categoria de Município pela Lei Estadual nº 2764 de 30/12/1962, desmembrando de Abaeté. Em divisão territorial datada em 31/12/1963, o município é constituído do distrito sede, sendo emancipado em 01/03/1963; e em 01/01/1979, o município é constituído dos distritos de Paineiras e Poções de Paineiras.
O primeiro Prefeito eleito pelo povo foi Modesto Alves Mendonça, que sucedeu o então prefeito intendente Sr. Bernardo Mendes Filho. Os primeiros Vereadores foram David Afonso de Oliveira, Domiro Alves da Silva, João Batista Zica , Job Feliciano Filho, Antônio Alves de Azevedo, João Ferreira Álvares da Silva, Elói Ferreira de Noronha, e como suplente tomaram posse no decorrer do mandato João Alves de Sousa, Sinval Bomtempo de Lima, Elias Alves Pimenta e Antônio Pinto da Fonseca. O primeiro mandato durou de 1963 à 1966.
Dados Básicos
Gentílico: Paineirense
Bioma: Cerrado
Aspectos Geográficos
Com uma população de aproximadamente 4.631 habitantes, localizada na região do Alto São Francisco, no estado de Minas Gerais, Paineiras fica a 252 Km da Capital Mineira. Ocupa uma área de 638 Km2 de extensão e limita-se com os municípios de Abaeté, Biquinhas, Morada Nova de Minas, Tiros, e Cedro do Abaeté.
O Município é cortado pela MG-060, rodovia com trecho asfaltado, que liga Abaeté - Paineiras – Biquinhas - Morada Nova de Minas.
A conexão para Belo Horizonte é feita pela MG 060, BR 352, até o trevo da BR 040.